segunda-feira, novembro 09, 2009

Morreu Vitali Guinzburg, Nobel da Física em 2003


O cientista russo Vitali Guinzburg, laureado com o Prémio Nobel da Física em 2003, morreu na noite passada aos 93 anos de idade, informou hoje o Instituto de Física da Academia de Ciências da Rússia.
Guinzburg foi autor de mais de 400 publicações e monografias sobre assuntos teóricos da física, como a física das estrelas, a origem e particularidades dos raios cósmicos e a difusão das ondas de rádio.

O cientista, que participou no projecto soviético de fabrico da bomba de hidrogénio, obteve em 1995 a Grande Medalha de Ouro Lomonosov pelos seus estudos no campo da física teórica e da astrofísica.

Recebeu o Prémio Nobel de Física por investigações sobre os processos de supercondutividade em condições de temperaturas superbaixas, juntamente com Aleksei Abrikosov e Anthony James Leggett.

Guinzburg foi fundador da Comissão para a Luta contra a Falsificação dos Estudos Científicos na Academia de Ciências da Rússia e nos últimos anos acusava as autoridades russas de abandono da investigação fundamental e de comercialização da ciência.

Fonte: http://www.publico.pt/Ciências/morreu-vitali-guinzburg-nobel-da-fisica-em-2003_1409034

Sem comentários: