sexta-feira, novembro 06, 2009

Curiosidade Quântica

(...)
A física quântica e a ciência da informação que ela tem inspirado surgem como duas faces da mesma moeda: por um lado, como inspiração para abordagens conceptualmente novas a aplicações; por outro lado, como uma caixa de ferramentas que permite colocar novas questões fundamentais. Tem acontecido com frequência que as novas tecnologias levantem questões que não tinham sido colocadas antes, simplesmente porque as pessoas não podiam imaginar aquilo que se tornou possível no laboratório.


Um destes casos poderá ser a nossa crescente capacidade de manipular sistemas quânticos complexos que vivem em espaços de Hilbert de elevadas dimensões - o espaço matemático em que os estados quânticos são descritos. A maior parte das perguntas fundamentais conhecidas na teoria quântica recorreu até agora apenas a sistemas relativamente simples, mas dimensões mais elevadas do espaço de Hilbert poderão acrescentar características qualitativamente novas à interpretação da física quântica. Estamos convencidos de que muitas surpresas nos aguardam neste domínio.

Esperamos que os futuros desenvolvimentos teóricos e experimentais lancem mais luz sobre as pouco intuitivas características da teoria quântica que são realmente indispensáveis na nossa descrição do mundo físico. Quando isso acontecer, poderá ser possível perceber melhor a questão fundamental do que é a realidade e de como descrevê-la. A estreita ligação entre a curiosidade básica pelo mundo quântico e a sua aplicação à ciência da informação poderá mesmo produzir ideias para a física que ultrapassem a mecânica quântica

Fonte: http://www.gazetadefisica.spf.pt/index.php?page=48&view=Article:Edition&id=624&where=fe

Sem comentários: