segunda-feira, junho 13, 2005

As Escolhas do Jonas - A Crise Contra-ataca

Muito bom dia (ou mau dia conforme as disposições dos demais) e bem-vindos a mais um comentário semanal do Jonas. Penso que (sim, ocasionalmente dá-me para isso) nunca é demais repetir que este espaço não procura concorrer com os novos programas de comentários da RTP (e.g.* Portugal no Coração) ou com as inúmeras telenovelas da TVI (como é o caso do programa Fiel ou Infiel).

A semana que passou ficou indubitavelmente marcada pela descoberta de que vários políticos acumulavam reformas e salários públicos. É verdade que a comunicação social demonstrou vários casos em diferentes campos políticos mas apenas procurou focar o assunto nos ministros do governo PS pois tinha finalmente encontrado alguma coisa para dizer sobre o governo de Sócrates além da famosa frase:
"O governo não será formado na comunicação social nem pela comunicação social. Habituem-se!",
e de supostas preferências do primeiro-ministro para a sua primeira-dama (pensando melhor, quem é que acompanha o Sócrates quando está num jantar de gala? Será o Freitas do Amaral? Ou o Campos e Cunha? Se calhar o melhor é arranjar uma daquelas meninas de Bragança, sempre fazia divulgação do turismo do interior transmontano). A título de comparação, ainda o governo de Santana Lopes não tinha entrado em funções e a comunicação social já sabia de mil e uma histórias hilariantes. Para este governo, a mesma comunicação social demorou mais de um mês para encontrar uma boa história. Devem estar a ficar cegos.
Até aqui, tudo bem. Esta parte não chocou ninguém. Agora quando começaram a fazer conferências de imprensa para justificar a legalidade da situação divulgada (eu trabalhei arduamente durante 6 longos anos no Banco de Portugal, mereço a minha parca reforma por inteiro mesmo que ganhe um salário miserável de ministro. Agora, aqueles salários exorbitantes de funcionários públicos, temos de os cortar. Paciência!) é que eu me parti a rir. Esta situação toda faz-me lembrar um padre a tentar celebrar missa numa rave party. Aliás, já não me ria tanto desde o tempo do Charlot.

Uma outra notícia marcante desta semana e que derivou da anterior foi a pérola oferecida por esse grande comentador político (e nos tempos vagos, presidente da região autónoma da Madeira) quando confrontado com a descoberta de que também acumulava uma reforma com o seu salário (parece que se está a tornar norma entre a classe política. Mamã, já sei o que quero ser quando for grande!). Uma vez que eu ainda estou a 3,8 anos-luz do calibre desse grande Senhor (senhor com letra maiúscula, nem que seja pelo seu tamanho de cintura), o melhor é apenas publicar um excerto do seu comentário:
"Eu vou receber aquilo a que tenho direito (...). Há aqui uns bastardos da comunicação social do Continente, digo bastardos para não dizer filhos da puta, que aproveitaram este ensejo* para desabafar o ódio sobre a minha pessoa."
Quem diria que estas pérolas viriam de um homem que passou 13 anos a fazer o curso de direito na Universidade de Coimbra.

Para acabar, apenas gostaria de realçar a grande notícia desportiva da semana: a grande vitória em Voleibol de Portugal sobre o Brasil, campeão olímpico e mundial, por 3-0. Nem que seja apenas no voleibol, já podemos dizer que os superámos. (Até os comemos!)


Continência e tal,
Jonas

* e.g. - abreviatura da expressão latina exempli gratia, usualmente utilizada na língua inglesa que significa por exemplo. (Esta lengalenga apenas está aqui presente para demonstrar que não fico muito atrás do Marcelo e demais políticos/professores em relação a cultura geral)

* ensejo - ocasião oportuna (Isto agora é só para me gabar)

2 comentários:

Rafael disse...

Caro Jonas:

A ideia do comentário semanal é deveras interessante, e eu até gosto bastante de ler, mas FOD*** HÁ LIMITES!!
Será que não dá pra escreveres um bocadinho menos?? Eu sei que a vontade de espalhar no mundo limitado deste blog o que te vai na alma, com comentários muito propositados (como diz o xicasso: e\ou não), é superior às tuas forças, mas controla-te!!! (se quiseres conheço uma psicóloga.... é melhor não...)

O artista é um bom artista, continua o bom trabalho, mas com juizínho!

Do svidaniya!!!!

Anónimo disse...

華麗夢想,
夢世界,
酒店經紀,
酒店工作,
酒店上班,
酒店打工,
禮服酒店,
禮服公關,
酒店領檯,
華麗夢想,
夢世界,
酒店經紀,
酒店工作,
酒店上班,
酒店打工,
禮服酒店,
禮服公關,
酒店領檯,
華麗夢想,
夢世界,
酒店經紀,
酒店工作,
酒店上班,
酒店打工,
禮服酒店,
禮服公關,
酒店領檯,
華麗夢想,
夢世界,
酒店經紀,
酒店工作,
酒店上班,
酒店打工,
禮服酒店,
禮服公關,
酒店領檯,
華麗夢想,
夢世界,