terça-feira, fevereiro 22, 2011

Ecrã baseado em quantum dots

Os investigadores da Samsung criaram o primeiro ecrã a cores baseado na tecnologia quantum dots (QD). A nova tecnologia promete ecrãs mais brilhantes, mais baratos e mais eficientes em termos energéticos.

Os quantum dots (pontos quânticos) são nano partículas semicondutoras que emitem um brilho fluorescente quando expostas à luz.
De acordo com a TechnologyReview, os cientistas da Samsung produziram ecrãs de quatro polegadas tanto em vidro como em plástico. Os investigadores afirmam que os ecrãs baseados na tecnologia QD consomem entre um quinto e um décimo na energia utilizada por LCDs. Os ecrãs que tiram partido da tecnologia QD prometem ainda ser mais brilhantes e mais duráveis que os ecrãs OLED.
Além da Samsung, também a LG, em parceria com a QD Vision, está a trabalhar neste novo tipo de ecrãs.
Seth Coe-Sullivan, da QD Vision, admitiu que, apesar do trabalho da Samsung ser bem conseguido, ainda há muito que fazer relativamente à tecnologia QD, sendo ainda faltam alguns anos para que a sua comercialização seja possível. Coe-Sullivan acrescentou ainda que os atuais ecrãs QD ainda ficam atrás dos ecrãs OLED em termos de eficiência energética. Relativamente à durabilidade os ecrãs baseados na tecnologia QD começam a perder o brilho após 10 mil horas de utilização.


Sem comentários: