quarta-feira, novembro 10, 2010

Investigadora da UMinho vence Prémio da Sociedade Portuguesa de Materiais

 

A aluna Sónia Costa, do mestrado integrado em Engenharia de Materiais da Universidade do Minho, acaba de vencer o Prémio SPM 2010. O galardão foi atribuído pela Sociedade Portuguesa de Materiais ao melhor trabalho apresentado por finalistas do 2º ciclo de Ciências e Engenharia de Materiais em Portugal. A sua investigação, "Desenvolvimento de Ligas de Alumínio de Ultra Alta Resistência", foi realizada no Centro de Tecnologias Mecânicas e de Materiais (CT2M), sob orientação dos docentes Ana Pinto e Joaquim Barbosa, do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia da UMinho.

As ligas de alumínio tradicionais têm uma vasta aplicação na indústria dos transportes, em particular devido à sua baixa densidade. No entanto, a sua utilização está limitada pela temperatura em serviço. Foi objectivo da investigação premiada analisar o efeito da adição de escândio na resistência mecânica de ligas de alumínio. Foram estudadas ligas com vários teores de escândio processadas em diferentes condições.

Os resultados mostraram que em condições de processamento optimizadas a formação de nanoprecipitados de alumineto de escândio promove um aumento significativo da resistência liga. Além disso, verificou-se que as ligas têm uma elevada estabilidade térmica, o que as torna particularmente atractivas para aplicações na indústria automóvel e aeronáutica em componentes sujeitos a alta temperatura, como por exemplo os motores.

O prémio foi entregue no evento comemorativo "Dia Mundial dos Materiais 2010", que decorreu recentemente na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, sendo promovido pela Sociedade Portuguesa de Materiais e pelo Colégio de Engenharia de Materiais da Ordem dos Engenheiros. A sessão incluiu a atribuição dos prémios às melhores investigações de finalistas do 2º ciclo de Ciências e Engenharia de Materiais dos anos lectivos 2008/09 e 2009/10. Houve 19 trabalhos a concurso provenientes de sete instituições de ensino superior - universidades do Minho, Porto, Aveiro, Coimbra, Beira Interior, Nova de Lisboa e Instituto Superior Técnico.

Fonte:http://www.eng.uminho.pt/

Sem comentários: