sexta-feira, junho 18, 2010

Renault F1


O estudante Ricardo Martins, do último ano de Engenharia Mecânica da Universidade do Minho, é o finalista português da VII edição da Altran Engineering Academy 2010, projecto lançado por esta multinacional de consultoria tecnológica que atribui um estágio na equipa Renault Formula 1, em Enstone, Inglaterra. Ricardo Martins vai assim integrar o lote dos 12 finalistas de outros tantos países que vão disputar o prémio. O vencedor é anunciado a 13 de Julho.


Nesta primeira presença portuguesa foram entregues 12 candidaturas, tendo cinco delas sido apuradas para a final, realizada ontem em Lisboa. O projecto de Ricardo Martins, "Minimization of air resistance in all vehicle surface", destacou-se dos restantes e visa "reduzir a resistência do ar na superfície do F1, mais especificamente a força de arrasto, promovendo um aumento de velocidade e uma diminuição no consumo". Este projecto superou, na final nacional, os de André Trancoso (Instituto Politécnico de Setúbal), Rui Lopes (Universidade de Aveiro), Carlos Alves (Escola Superior de Tecnologia de Setúbal) e Mauro Fona (Instituto Superior de Engenharia de Coimbra).

"A minha formação na UMinho foi essencial, forneceu-me capacidades e conhecimento para compreender e optimizar situações. Soube do concurso através de um e-mail encaminhado pelo professor Jorge Martins. Decidi arriscar na esperança de alcançar o prémio final, pois tenho o sonho de poder integrar a equipa Renault F1. Estou entusiasmado por ter ganho esta etapa e darei o meu melhor na preparação da próxima ", referiu Ricardo Martins, de 25 anos. Na final vai encontrar representantes do Brasil, Canadá, Índia, Alemanha, Reino Unido, Itália, República Checa, França, Holanda e Espanha. O melhor terá a oportunidade de trabalhar no Departamento de Investigação e Desenvolvimento (I&D) da Renault F1 Team durante seis meses, "com o apoio directo e contínuo de um consultor da Altran".

Mais informações: http://www.altran-academy.com

Sem comentários: