terça-feira, janeiro 05, 2010

Investigadora da área da Matemática Pura distinguida em Itália



Margarida Melo, do departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra venceu o prémio "Michele Cuozzo", instituído pela Università degli Studi di Roma, no valor de 12 mil euros.


O galardão foi atribuído a uma investigação teórica na área da Geometria Algébrica, que culminou na construção de novos espaços de parâmetros de objectos matemáticos.


O trabalho desenvolvido poderá responder a importantes questões em aberto nesta área da Matemática, fortemente ligadas à Física das partículas elementares, nomeadamente, na Teoria das Super Cordas - teoria em desenvolvimento desde os anos 60 e que pretende unir a teoria da relatividade à teoria quântica para melhor descrever as interacções nucleares -, explica a FCTUC num comunicado enviado à imprensa.

“Os resultados desta investigação teórica prendem-se com o estudo de curvas algébricas, que são instrumentos matemáticos muito usados na criptografia moderna por permitirem uma codificação mais eficiente de mensagens e informação”, elucida a investigadora.

Margarida Melo nota que em Portugal existem ainda poucos cientistas a investigar em Geometria Algébrica, mas salienta a importância desta área clássica da matemática com ligações muito fortes à Física Teórica. “A Geometria Algébrica tem sido uma ferramenta essencial na Física Teórica moderna, permitindo a verificação rigorosa de conjecturas que, de outra forma, seriam apenas especulações sem nenhuma base de experimentação”.
 
 
Fonte:http://tecnologia.pt.msn.com/noticias/article.aspx?cp-documentid=151578695
 
 
....

Sem comentários: