quarta-feira, janeiro 13, 2010

Google Earth pode ter descoberto cidade perdida na Amazónia

A expectativa de descobrir uma cidade perdida que existiu entre os séculos II a.C e XIII d.C junto à fronteira do Brasil com a Bolívia pode ter renascido após o trabalho de arqueólogos e a ajuda do Google Earth.



Desde o início do século XX que se fala de uma cidade perdida na Amazónia: conhecida por El Dorado ou Z, a cidade já originou múltiplas expedições - nem sempre com os melhores desfechos, como sucedeu com o famoso explorador Percy Fawcett, que foi dado como desaparecido em 1927.

Agora, é a vez de o jornal Antiquity fornecer novas pistas para o El Dorado, com a publicação de um relatório de 200 páginas relativas a um ponto geográfico, cuja desflorestação deixou a descoberto várias figuras geométricas que podem corresponder às fundações ou ruínas soterradas da mítica urbe, que terá "vivido" entre II a.C e XIII d.C..

Além do trabalho arqueológico, os exploradores da Amazónia contaram com uma ferramenta que Fawcett estava longe de imaginar: as imagens aéreas do Google Earth. E desta feita, as imagens do serviço de localização do Google são elucidativas sobre as figuras geométricas "vincadas" no solo - mesmo para os oolhos dos mais leigos.

Será desta que acaba o mito do El Dorado?


Fonte:http://clix.exameinformatica.pt/google-earth-pode-ter-descoberto-cidade-perdida-na-amazonia=f1004625

:::

Sem comentários: