sexta-feira, janeiro 29, 2010

Iões apanhados em campos Ópticos...



Físicos alemães afirmam ter conseguido pela 1º vez apanhar iões recorrendo a técnica de armadilha óptica. Está técnica já se usava mas só em partículas neutras.


Podem consultar a pesquisa em: http://arxiv.org/abs/1001.2953

Fonte:http://physicsworld.com/cws/article/news/41495

=================================================================

quinta-feira, janeiro 28, 2010

Amostra de Grafeno com 1mm

Graph_1mm_2

Scientistas de Glasgow preveram a massa de uma nova particula


Um grupo de Físicos da Universidade de Glasgow conseguiram calcular a massa de uma nova particula que ajuda a explicar uma das forças fundamentaisdo Universo.

A particula tem como nome Bc* meson e pode ser "produzida" em colisões no Tevatron accelerator  em  Illinois, USA e no CERN na Suiça.

(...)




Fonte:  http://www.physorg.com/news183708010.html


(::::::::)

segunda-feira, janeiro 25, 2010

Um pensamento...


e mais não digo... aqui fica o poster que está à entrada do meu departamento...

segunda-feira, janeiro 18, 2010

Mas afinal o Paint do Windows serve para alguma coisa??

Um jovem de 15 anos fez uma imagem de 2,3x2,5 metros no Paint que demorou quatro anos a concluir. O resultado é uma imagem altamente imaginativa e cheia de pormenor.




Fonte:


...

Um pouco de Quântica :D

WormHole

quinta-feira, janeiro 14, 2010

Brincar com 1 milhão de volts (sim 10⁶ V)

Arcattack -- uma nova abordagem aos instrumentos musicais =)

Cada bobina de Tesla utilizada aqui gera 5 x 10⁵ V

Curtas e a Física

quarta-feira, janeiro 13, 2010

MAP-fis PhD Research Conference

MAP-fis PhD Research Conference



Anfiteatro Manuel Fernandes Thomaz, Departamento de Física, Universidade de Aveiro, entre sexta-feira, 15-01-2010 e sábado, 16-01-2010


Integrada no Programa Doutoral em Física (MAP-fis), esta conferência informal visa a apresentação dos recentes resultados da investigação levada a cabo no âmbito deste Programa de Doutoramento.
 
 
Mais Informações: http://www.map.edu.pt/fis/Workshop09

::::

Google Earth pode ter descoberto cidade perdida na Amazónia

A expectativa de descobrir uma cidade perdida que existiu entre os séculos II a.C e XIII d.C junto à fronteira do Brasil com a Bolívia pode ter renascido após o trabalho de arqueólogos e a ajuda do Google Earth.



Desde o início do século XX que se fala de uma cidade perdida na Amazónia: conhecida por El Dorado ou Z, a cidade já originou múltiplas expedições - nem sempre com os melhores desfechos, como sucedeu com o famoso explorador Percy Fawcett, que foi dado como desaparecido em 1927.

Agora, é a vez de o jornal Antiquity fornecer novas pistas para o El Dorado, com a publicação de um relatório de 200 páginas relativas a um ponto geográfico, cuja desflorestação deixou a descoberto várias figuras geométricas que podem corresponder às fundações ou ruínas soterradas da mítica urbe, que terá "vivido" entre II a.C e XIII d.C..

Além do trabalho arqueológico, os exploradores da Amazónia contaram com uma ferramenta que Fawcett estava longe de imaginar: as imagens aéreas do Google Earth. E desta feita, as imagens do serviço de localização do Google são elucidativas sobre as figuras geométricas "vincadas" no solo - mesmo para os oolhos dos mais leigos.

Será desta que acaba o mito do El Dorado?


Fonte:http://clix.exameinformatica.pt/google-earth-pode-ter-descoberto-cidade-perdida-na-amazonia=f1004625

:::

quarta-feira, janeiro 06, 2010

Revista NATURE

Informamos todos os interessados que a revista Nature passou a estar disponível na rede da Universidade do Minho, na sequência de assinatura através do consórcio nacional b-on. O acesso vigora até 31 de Dezembro de 2012 e pode ser efectuado através do website da editora: http://www.nature.com/nature/index.html


:::::

terça-feira, janeiro 05, 2010

Investigadora da área da Matemática Pura distinguida em Itália



Margarida Melo, do departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra venceu o prémio "Michele Cuozzo", instituído pela Università degli Studi di Roma, no valor de 12 mil euros.


O galardão foi atribuído a uma investigação teórica na área da Geometria Algébrica, que culminou na construção de novos espaços de parâmetros de objectos matemáticos.


O trabalho desenvolvido poderá responder a importantes questões em aberto nesta área da Matemática, fortemente ligadas à Física das partículas elementares, nomeadamente, na Teoria das Super Cordas - teoria em desenvolvimento desde os anos 60 e que pretende unir a teoria da relatividade à teoria quântica para melhor descrever as interacções nucleares -, explica a FCTUC num comunicado enviado à imprensa.

“Os resultados desta investigação teórica prendem-se com o estudo de curvas algébricas, que são instrumentos matemáticos muito usados na criptografia moderna por permitirem uma codificação mais eficiente de mensagens e informação”, elucida a investigadora.

Margarida Melo nota que em Portugal existem ainda poucos cientistas a investigar em Geometria Algébrica, mas salienta a importância desta área clássica da matemática com ligações muito fortes à Física Teórica. “A Geometria Algébrica tem sido uma ferramenta essencial na Física Teórica moderna, permitindo a verificação rigorosa de conjecturas que, de outra forma, seriam apenas especulações sem nenhuma base de experimentação”.
 
 
Fonte:http://tecnologia.pt.msn.com/noticias/article.aspx?cp-documentid=151578695
 
 
....