quarta-feira, fevereiro 07, 2007

E no mundo do futebol ...

Resolvi escrever este post para vos informar sobre as últimas notícias de futebol (atenção, eu disse futebol, não disse desporto; é preciso saber distinguir as coisas; é preciso ber, ber, ...).

Pelos vistos, existe uma nova tendência entre os multi-milionários de todo o mundo. Aparentemente, o que está na moda para estes senhores de algibeiras recheadas é comprar um clube de futebol inglês (um clube espanhol ou italiano não tem o mesmo charme; um clube inglês tem sempre um «je ne sais quoi» especial).
Basicamente, já não é chique jogar golfe! O que está in é ver outros moços jogar futebol no seu terreno!
De facto, esta semana o Liverpool foi comprado por dois milionários americanos (que por acaso já têm duas equipas de hóquei no gelo e uma equipa de basebol), apenas para pertencer à elite de multi-milionários que podem afirmar ter nas suas posses clubes de futebol.
Para quem não se lembra, ainda no início desta época o Manchester United foi comprado por um outro indivíduo americano (muito rico), um tal de Malcolm Blazer. Já para não falar do segundo clube de todos os portugueses, o famosíssimo Chelsea, vulgo the winning machine, comprado pelo José Mourinho, perdão, digo Roman Abramovich. Com esta aquisição (feita ao estilo Monopólio, com o senhor de monóculo e sem ser necessário passar pela casa partida), já são sete os clubes ingleses na posse de indivíduos excepcionalmente dotados de fundos praticamente ilimitados: Liverpool, Manchester United, Aston Villa, Chelsea, Fulham, West Ham e Portsmouth.
Assim sendo, deixo a minha recomendação para uma certa pessoa aqui, precisamente aqui:
Belmiro, não estejas a perder tempo com essa OPA sobre a PT, isso não é cool. Vai mas é comprar um clubezito inglês e não te esqueças de convidar aqui o teu amigo para assistir a alguns joguitos.

Também não sei se alguém reparou mas o chefe de fila da FPF, o Gilberto Madaíl, foi eleito para uma posição de topo da UEFA: o Comité Executivo da UEFA (só uma pergunta, o que raio faz o Comité Executivo da UEFA?), onde apenas estão presentes mais 5 elementos, aka* sanguessugas.
É o que eu sempre disse: os ilustres dirigentes do futebol português têm capacidade e conhecimento para muito mais do que apenas este rectângulo de terra.
Mais dia, menos dia, eles vão dominar o futebol internacional com os seus rebuçadinhos e diversos cafés com leite.

Continência e tal,
Jonas

P.S.
Ah, pois, esqueci-me desta importante notícia, merecedora de cabeçalhos por todos os jornais internacionais (New York Times, Expresso, The Guardian, Ana + Atrevida, ...): Portugal ganhou ao Brasil (2-0)!!!
E ainda dizem que Portugal é um país retrógrado! Infiéis!

*aka - abreviatura de also known as (expressão inglesa com o significado: também conhecido como).
Esta definição está presente apenas para não me começarem a acusar de discriminação para com as pessoas sem conhecimentos básicos de inglês.

domingo, fevereiro 04, 2007

Neste dia...

Sabem quem faz anos hoje? Sabem????
É o Camões! Sim, esse moço com uma escrita aparentemente mais indecifrável que a do Saramago e que aterrorizou várias pessoas durante séculos nas várias aulas de Português (eu não incluído - até curtia a escrita do rapaz, se bem que, para mim, hajam melhores talentos no concurso "Aqui há talento" da RTP).

É verdade, faz hoje uns saudáveis 483 anos. E ainda está bem conservado (se bem que não se possa mexer muito no seu lugar de repouso)!

Deixo-vos com um soneto da sua autoria:
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.

Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança;
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem, se algum houve, as saudades.

O tempo cobre o chão de verde manto,
Que já coberto foi de neve fria,
E enfim converte em choro o doce canto.

E, afora este mudar-se cada dia,
Outra mudança faz de mor espanto:
Que não se muda já como soía.
Mas, pelos vistos, o Camões não é o único a fazer anos nesta data. Aparentemente, e este é um facto obrigatoriamente conhecido na Madeira, esta também é a data de aniversário do senhor Alberto João Jardim (uns belos 64 anos - quase na reforma, aleluia).

Não podia dar apenas boas notícias, não é?

Continência e tal,
Jonas

sábado, fevereiro 03, 2007

As Escolhas do Jonas - A Verdadeira OPA

3, 2, 1 ... está no ar!

As Escolhas do Jonas volta para mais um post delirante mas, ao mesmo tempo, certeiro. Aliás, um bocadinho mais certeiro que a equipa inteira do Benfica contra a baliza do Boavista.

Esta semana resolvi chamar a atenção para um verdadeiro negócio que passou algo despercebido e que tem Braga (e Lisboa) como pano de fundo.
Durante este último ano e tal, só temos ouvido falar da OPA* do Belmiro à PT (e depois da OPA do BCP ao BPI, num estilo um bocado cábula mas pronto).
De facto, foi dito que, a concretizar-se, este seria o negócio mais importante de Portugal das últimas décadas.
Deixando de parte o facto esquisito e algo confuso de que a empresa comprada ser maior que a empresa compradora (a analogia mais próxima que consigo arranjar seria a compra do FC Porto pelo Estrela da Amadora! - que aconteceu em pleno Dragão), convém referir que a verdadeira OPA partiu, não de Lisboa, mas de Braga!!!
Na realidade, a operação de aquisição mais importante foram (rufos de tambores) as sucessivas compras de vereadores e câmaras inteiras pela Bragaparques!
Este negócio (com origem em Braga - convém sempre realçar isto, pois revela que Braga é terra de gente dinâmica) foi correndo sempre bem, até se deparar com um negócio de alto risco de capital incerto (o vereador José Sá Fernandes, Justiceiro para os amigos).
De facto, a tentativa de compra deste vereador (se bem que falhada) foi uma verdadeira OPA, de carácter perfeitamente hostil, com escutas e PJ metidas pelo meio.
Este negócio foi tão importante e emocionante (e ainda não acabou) que Hollywood está interessada em tornar este enredo em filme.
Preparem as salas de cinema para o novo filme (futuro vencedor de óscares, globos de ouro, prémios olímpicos e prémios Nobel - acentuar correctamente no «e», conforme o Saramago nos disse): «O Justiceiro Solitário».

Não sei se alguém reparou mas, aparentemente, na RTP, está a decorrer um concurso cujo objectivo é eleger o maior Português até agora (quase como uma Liga dos Campeões dos tugas).
Embora esteja um pouco chateado por eu não ter ficado na lista final dos últimos dez (paciência, ao menos fiquei melhor posicionado que o Santana Lopes), notei que entre os finalistas se encontra um senhor de nome António de Oliveira Salazar!
O mais engraçado é que quem lidera esta lista (perfeitamente isolado, com uma táctica 4x3x3 em profundidade à la José Mourinho) é precisamente o nosso ditador preferido: Salazar.
Mais: parece que o único capaz de lhe retirar este título (quase assegurado) é, nem mais nem menos, que o seu arqui-rival Álvaro Cunhal!
Ou seja, mesmo depois de mortos, estes dois continuam às turras.
O que acho delirante é o facto de os portugueses preferirem pessoas simples mas com um gosto excessivo pelo poder (um pelo seu próprio poder sobre o país, outro pelo poder do proletariado sobre as restantes classes - traduzido no domínio exclusivo do Partido Comunista, que quase esteve para acontecer no PREC*)!

Para terminar este longo post (mas mesmo assim mais curto que os comentários do Professor Marcelo), apenas pretendo divulgar a equipa que Scolari escolheu para assegurar a vitória de Portugal.
O título já está no papo!!!

via Cartoon de António, in Expresso

Continência e tal,
Jonas

*OPA - oferta pública de aquisição (em miúdos traduz-se numa compra hostil, envolvendo espadas, espingardas e, caso seja necessário, até uma Carolina Salgado ou um guarda Abel - no caso da OPA do FC Porto aos últimos campeonatos).

*PREC - período revolucionário em curso (é basicamente uma OPA sobre Portugal com espingardas mas sem a Carolina Salgado ou o guarda Abel).

Referência: Tema baseado no post «Não havia de ser só miséria» do blog avenidacentral.blogspot.com.