What Is Physics? Science is built up with facts as a house is with stones. But a collection of facts is no more a science than a heap of stones is a house.
terça-feira, janeiro 30, 2007
Campanha agressiva
Como exemplo, mostro-vos a última novidade do departamento de marketing da Microsoft.
domingo, janeiro 28, 2007
Neste dia...
Apesar das adversidades, apesar do perigo, apesar dos sacrifícios, a busca por conhecimento continua a ser o factor que nos define enquanto espécie.
As Escolhas do Jonas - 100 Anos de Solidão
Durante esta última semana e tal, o assunto mais discutido foi precisamente esse que estão a pensar (Não, Abeiro, não é esse assunto. Já te disse que isso não se pode publicar neste blog. Ainda não há bolinha vermelha):
O Aborto.Como tal, e para me diferenciar do professor Marcelo (atenção que este senhor pode ser novato em novas tecnologias mas já as domina todas - é só ver que o seu vídeo no YouTube sobre a liberalização da interrupção voluntária da gravidez, também conhecida como aborto ou, em linguagem popular, Alberto João Jardim, foi o 10º mais visto em todo o mundo), vou falar precisamente sobre ... um assunto qualquer que não tenha nada a ver com este.
Assim sendo, e tendo esclarecido o(s) leitor(es) sobre o que não vou falar (pelo menos por agora), só resta começar a falar mal do governo (embora agora sem o Santana Lopes não tenha a mesma piada).
De facto, a semana anterior ficou marcada pelo atendimento exemplar a um acidentado em Odemira. Os serviços de saúde, tendo a melhor das intenções, resolveram fazer o pobre homem esperar um bocadinho (6 horas) até entrar no hospital de Santa Maria (aposto que este período era para ter a certeza de que o homem estava mesmo doente). Mas o que me causou maior espanto foi a afirmação do nosso ministro da saúde, anunciando que não havia razões para um inquérito. Pergunto-me eu qual será o tempo necessário de espera para justificar um inquérito. 10 horas? 1 dia? 1 semana? Não sei, se calhar o melhor é fazer uma pequena experiência científica:
- convida-se o senhor ministro a visitar Odemira;
- alguém faz o favor de o atropelar (mas devagarinho que eu não gosto de violência);
- medimos o tempo desde o acidente até o senhor ministro achar que passou tempo suficiente e decidir entrar num hospital.
Variando de assunto, poderemos referir o milagre que aconteceu no futebol português, para a taça. Para quem não se lembra, o Mantorras voltou a jogar e (pasmem-se lá) marcou um golo!
Ah, pois, o Atlético continua em prova. Depois do FC Porto, o Atlético conseguiu superiorizar-se a uma equipa um bocado mais difícil: o Santa Clara.
Para finalizar (fogo, estava a ver que este comentário nunca mais acabava!), quero apenas recomendar o filme Alice, a ser exibido na Videoteca Municipal de Braga no dia 29, segunda-feira, sob a organização da Secção de Cinema da UM. Já agora, esta exibição é como as chamadas da PT: de borla ou, para quem preferir, à pala.
Continência e tal,
Jonas
sexta-feira, janeiro 26, 2007
Colóquios de Física 2006/2007
quinta-feira, janeiro 25, 2007
Violência para com os animais
Chegou ao meu conhecimento um caso que me deixou extremamente revoltado. Um verdadeiro caso de violência para com os nossos melhores amigos (atenção: refiro-me aos cães, não aos nossos ilustres governantes que só pensam na nossa saúde).
Acontece que, na Holanda, uns iluminados resolveram vender cerveja para os cães. Até aí tudo bem; se eles são os nossos melhores amigos, também têm direito às coisas que mais gostamos. O problema é que a cerveja vendida é sem álcool, assim como uma Sagres Zero ou Super Bock Twin.
Isto é caso de maus tratos aos animais, um verdadeiro atropelo dos seus direitos! Ou seja, se um cãozinho quer beber uma cervejinha fresca num dia de calor, lá tem ele de beber uma coisa qualquer sem álcool. E eu a pensar que vivíamos num mundo civilizado...
É caso para dizer que agora, mesmo que um cão queira, ele já não pode apanhar uma «cadela».
quarta-feira, janeiro 24, 2007
Neste dia...
Foi neste dia, precisamente neste dia, no ano de 1908 que um tal fulano, de seu nome Lord (???) Robert Baden-Powell, resolveu inventar o escutismo e dar origem a uma das maiores pragas que andam por aí: os escuteiros! Com tanta coisa para inventar, e tinha de fazer uma coisa destas. É mesma má sorte.
Bem, enfim, ao menos temos o facto positivo de ser este o dia em que, no ano de 1958, cientistas britânicos e norte americanos anunciaram a primeira fusão nuclear controlada. Mas, mesmo assim, não compensa a origem dos escuteiros...
:: ENEF 2007 ::
domingo, janeiro 21, 2007
As Escolhas do Jonas - Adivinhem quem voltou...
Tendo em conta este momento (acabado de chegar de uma digressão pelo B.A. - e sem ter visto o Guzman lá, milagre - e portanto com o raciocínio um bocado mais expedito) , vou manter isto ligeiro.
Assim, vou passar directamente às recomendações.
Em relação aos inúmeros livros que li durante esta semana, recomendo ... (rufo dos tambores) Astérix. Ah, sim, também recomendo o excelente "Many-Body Quantum Theory in Condensed Matter Physics" de Bruus (o que é que esperavam? Apenas tenho lido livros de Física).
No entanto, para demonstrar que sou capaz de ir mais além do denominado professor da RTP (designado comentador por excelência), vou igualmente recomendar uma banda desconhecida que tenho ultimamente ouvido: os "The Postal Service". Um som diferente, com algumas semelhanças com Gomo, mas de excelente qualidade.
Recomendo a canção "Nothing Better", um som espectacular (5 estrelas).
(O video ilustra algumas cenas do jogo Kingdom Hearts, para os mais saudosos...)
Também vos deixo com um videoclip do seu single de apresentação do único álbum que lançaram (em 2003!!!, se bem que já lançaram uns quantos EPs). Mais informações no site dos The Postal Service, onde poderão fazer o download (legal) de algumas músicas.
Bem, acho que chega de recomendações por uma noite! Já são quase 7 da matina e tenho de pôr as minhas três horas de sono em dia (toma lá, professor Marcelo, se tu precisas de 4, eu apenas necessito de 3 ... horas de sono).
Buenas Noches.
Continência e tal,
Jonas