
Pois é, como sabem tem andado na boca de todo o mundo que Plutão pôs uma providência cautelar contra os astrónomos, que declararam que Plutão já não faz parte dos Planetas grandes, mas sim de uma nova classificação de Planetas. No meio desta situação andam agora blogs e toda a gente a fazer analogias e associações a essa desclassificação.
Mas na verdade o que é que aconteceu a Plutão?
Resposta: Precisamente nada. Ele continua na mesma orbita e na mesma posição, com a mesma massa. Está tudo tal e qual a quando da descoberta de Plutão.
Então porquê toda esta polémica?
Bem como eu não sou um entendido no assunto, aproveito para vos lembrar que podem sempre pesquisar na net mais informação. De facto a história está toda aqui neste site:
http://www.nineplanets.org/pluto.html Mas como estava eu a contar, Plutão aquando da sua descoberta (casual por efeitos na orbita em torno do Sol por parte de Neptuno) foi considerado o 9º Planeta do nosso Sistema Solar. Mas de facto Plutão tem caracteristicas diferentes dos restantes planetas (podem apurar com a vossa pesquisa) e portanto na última reunião da IAU- International Astronomical Union
http://www.iau.org esse Planeta devido as suas caracteristicas foi redesignado de "Planeta Anão" aos quais agora chamamos de Plutões, uma nova classificação de Planeta.
Assim a composição do nosso Sistema Solar volta a mudar, sendo incluidos os corpos celestes que se enquadram na nova classificação de "Planeta Anão" (vêr imagem).
É portanto engraçado ver como a Física, mais própriamente a Astronomia estão em constante desenvolvimento. Estamos no meio ou até mesmo no ínicio da descoberta pelo nosso Universo. Definitivamente não podemos parar por aqui:)