domingo, outubro 01, 2006

Desclassificação de Plutão e a redefinição do Sistema Solar



Pois é, como sabem tem andado na boca de todo o mundo que Plutão pôs uma providência cautelar contra os astrónomos, que declararam que Plutão já não faz parte dos Planetas grandes, mas sim de uma nova classificação de Planetas. No meio desta situação andam agora blogs e toda a gente a fazer analogias e associações a essa desclassificação.

Mas na verdade o que é que aconteceu a Plutão?

Resposta: Precisamente nada. Ele continua na mesma orbita e na mesma posição, com a mesma massa. Está tudo tal e qual a quando da descoberta de Plutão.

Então porquê toda esta polémica?

Bem como eu não sou um entendido no assunto, aproveito para vos lembrar que podem sempre pesquisar na net mais informação. De facto a história está toda aqui neste site:http://www.nineplanets.org/pluto.html
Mas como estava eu a contar, Plutão aquando da sua descoberta (casual por efeitos na orbita em torno do Sol por parte de Neptuno) foi considerado o 9º Planeta do nosso Sistema Solar. Mas de facto Plutão tem caracteristicas diferentes dos restantes planetas (podem apurar com a vossa pesquisa) e portanto na última reunião da IAU- International Astronomical Union http://www.iau.org esse Planeta devido as suas caracteristicas foi redesignado de "Planeta Anão" aos quais agora chamamos de Plutões, uma nova classificação de Planeta.

Assim a composição do nosso Sistema Solar volta a mudar, sendo incluidos os corpos celestes que se enquadram na nova classificação de "Planeta Anão" (vêr imagem).

É portanto engraçado ver como a Física, mais própriamente a Astronomia estão em constante desenvolvimento. Estamos no meio ou até mesmo no ínicio da descoberta pelo nosso Universo. Definitivamente não podemos parar por aqui:)

3 comentários:

Cristiana disse...

Isto não é bem um comment... ´´a mais uma ajudinha para novo post.


«««« Novidade :: Fresquinha »»»»


:: Nobel da Física para dois americanos que estudam formação do universo ::



O Prémio Nobel da Física 2006 foi hoje (3 de Outubro de 2006) atribuído aos norte-americanos John C. Mather e George F. Smoot pelos seus trabalhos na área das radiações cósmicas, que permitem uma melhor compreensão sobre o Big Bang, o fenómeno que terá originado o universo.

Os dois investigadores foram galardoados "pelos seus trabalhos que incidem sobre a origem do universo e que pretendem compreender melhor as galáxias e as estrelas", explicou a academia sueca responsável pela atribuição dos prémios Nobel.

Mather, 60 anos, é astrofísico no centro espacial Goddard da NASA, em Maryland, e Smoot, 61 anos, é professor de Física na Universidade de Berkeley, na California.

As pesquisas de Mather e Smoot foram baseadas em dados recolhidos pelo satélite Cobe (COsmic Background Explorer), lançado pela agência espacial norte-americana em 1989. "Os resultados do Cobe reforçaram o cenário do Big Bang na explicação da origem do universo", indica a academia sueca.

Mather era o responsável pelo projecto Cobe, no qual participaram mais de mil investigadores e engenheiros, e Smoot era responsável pela análise das variações ínfimas de temperatura das radiações cósmicas.

"A observação muito detalhada efectuada pelos laureados, graças ao satélite Cobe, teve um papel maior no desenvolvimento da cosmologia moderna para uma ciência exacta", nota ainda o comité Nobel.

---------

Aproveito para informar q o bloga d@s prim@s voltou ao activo!

Prima C ;)

Hugo André Costa disse...

Meu caro!

A nova configuracao do sistema solar nao tem nada a ver com o constante desenvolvimento da astronomia!! tem isso sim, a ver com uma nova denominacao daquilo que se entende por planeta e as caracteristicas desse objeto designado por planeta!

Em relacao a foto que apresentas, da mais a ideia que apareceram planetas novos! ora isso nao e verdade apenas passaram a existir denominacoes de "planeta anao" para Ceres 2003UB213, pedras que ja eram conhecidas mas ceres era considerado asteroide e a outra pedra ainda andavam a ver como a classificar!

Posto isto apenas dizer que escrevo sem acentos porque estes teclados em espanha nao tem nada disso!! :p

Hugo André Costa disse...

E outra coisa! Plutao nao foi desclassificado de nada!! continua a ser planeta, nao infringiu nenhuma regra apenas passou a ser denominado de "planeta anao" devido as suas caracteristicas e a redefinicao de planeta!