segunda-feira, dezembro 13, 2010

Resolveu a equação: ganhou um portátil CR-48, da Google

O vídeo de promoção ao Chrome e ao portátil CR-48, da Google, escondia uma fórmula matemática. Quem foi o primeiro a resolvê-la recebeu um computador.

 




O vídeo fez sucesso na Web. Nele, um dos responsáveis pela usabilidade do sistema operativo Chrome mostra como depois de o computador ser completamente destruído é possível aceder a todos os dados, porque o Chrome funciona baseado na Web e, por isso, tudo fica lá guardado.
No entanto, o pormenor interessante neste vídeo é que a Google inseriu aqui o que se costuma designar por "Ovo da Páscoa". Basicamente, um conteúdo que quando encontrado e decifrado permite aceder a outras informações.
O "Ovo de Páscoa" deste vídeo era uma fórmula matemática (faça uma pausa aos 2m25s). Quem esteve com atenção foi, segundo o Engadget, um tal de  Sylvain Zimmer que juntou um grupo de amigos para resolver a equação. Demoraram um dia a fazê-lo. No final, obtiveram uma série de números que converteram em letras. Estas formaram a frase: "Speed and Destroy". Escreveram goo.gl à frente dessas letras e foram presenteados com uma mensagem que os congratulava por terem sido os primeiros a quebrar o puzzle certificado pela MENSA. Por isso, iam receber um portátil CR-48.

Fonte:exameinformatica.pt

Sem comentários: