quinta-feira, setembro 30, 2010

Trabalhos do Centro de Física da UMinho entre os melhores do mundo

O Departamento de Física da Universidade do Minho é o único do país a ter 2 artigos publicados na mais prestigiada revista de Física - a Reviews of Modern Physic, num universo de apenas 7 artigos publicados em Portugal nesta revista, isto desde a sua criação no ano de 1929. O autor é Nuno Peres, Professor Associado com Agregação do DFUM.












Dr. Nuno Peres


O jornal científico Reviews of Modern Physics é o mais prestigiado jornal de física, sendo publicado pela American Physical Society desde 1929. Desde o ano da sua existência, foram publicados apenas 6 artigos nesse jornal por Universidades Portuguesas. No dia 15 de Setembro, o Departamento de Física da Universidade publicou o sétimo artigo no Reviews of Modern Physics e o primeiro artigo de tipo Colóquio, sendo também de notar que já detinha um artigo de revisão publicado nessa revista no ano 2009. Assim, o Departamento de Física torna-se o primeiro do país a deter dois artigos publicados no Reviews of Modern Physics.
Os artigos do tipo Colóquios de Física descrevem investigação nas fronteiras da física, considerada de interesse para todos os físicos, independentemente das suas áreas de investigação. O convite para escrever um Colóquio no jornal Reviews of Modern Physics, é o reconhecimento que essa investigação está na fronteira da física e que os autores do artigo fizeram contribuições significativas nessa mesma área.












Amostra de Grafeno.

O trabalho pode ser consultado em: http://rmp.aps.org/abstract/RMP/v82/i3/p2673_1


Também está presente na "collection of outstanding papers" do "Journal of Physics Condensed Matter", entre 35 trabalhos de todo o mundo. Nesta mesma lista podemos encontrar o ex-aluno de licenciatura e mestrado Hugo Pinto.

Podem Consultar: http://iopscience.iop.org/0953-8984/page/Highlights%20of%202009

Entretanto, o artigo "Anti-Stokes cooling in semiconductor nanocrystal quantum dots: A feasibility study" do professor Mikhail Vasilevskiy, também da Universidade do Minho, teve destaque de capa na revista "Physica Status Solidi", da editora Wiley, e foi depois eleito pelos editores para o top dos melhores do ano.



Dr. Mikhail Vasilevskiy


Podem Consultar: http://www.materialsviews.com/details/news/570135/the_best_of_pss.html
















Sem comentários: