domingo, março 21, 2010

O oprimido mais giro do século

Um site publicou uma fotografia dele e rapidamente se tornou numa das pessoas mais faladas no ciberespaço chinês. Dizem ser o homem mais “cool” da China. Não é actor, não é músico, não é apresentador de televisão. É um sem-abrigo.
O seu nome é Xi Li Ge, mas há quem lhe chame “Príncipe Pedinte”, “Vagabundo Bonitão”, mas sobretudo “Mano Chique”. E quando se lêem os comentários ligados a esta verdadeira aparição, lê-se com frequência que ele é “o oprimido mais giro do século”.
 
Passa dias e noites a vaguear pelas ruas de Ningbo, na província de Zhejiang. Há um olhar vago no rosto envolto em fumo de cigarro e uma postura altiva neste homem, que terá uns 35 anos. Veste um “kispo” comprido, azul, sobre um casaco de pele azul, sobre uma camisola de lã azul, sobre uma blusa de algodão azul. Em vez de cinto, nas calças, azuis, tem um lenço encarnado e creme a desfazer-se. O cabelo negro, desgrenhado.

As suas fotografias começaram por aparecer no site Tianya.cn, com a advertência de que ele poderá ter “distúrbios psicológicos”, e os comentários que se lhe seguiram são elucidativos: “Aqueles olhos tristes, aquela expressão triste, o bigode triste, o cabelo miraculosamente divino, e desalinhado, tudo isto atraiu-me profundamente”, escreveu alguém.

(....)
 
Para Lerem mais:http://www.publico.pt/Sociedade/um-vagabundo-chines-e-a-estrela-do-ciberespaco_1428422

Sem comentários: