terça-feira, março 01, 2011

PS3 suspensas na Europa

As importações da PlayStation 3 na Europa estão suspensas durante dez dias, na sequência de uma queixa da LG por alegada infracção de patentes por parte da Sony.


A LG, que conseguiu uma providência cautelar num tribunal de Haia, na Holanda, queixa-se de que a Sony está a infringir patentes relativas a tecnologia de leitura de discos blu-ray.
As autoridades holandesas já começaram a apreender consolas na fronteira e a ordem estende-se aos restantes países da Europa. Com esta suspensão, as lojas começarão a ter problemas de stock dentro de aproximadamente três semanas, antecipa a BBC.
A LG está também a tentar uma suspensão semelhante nos EUA. Mas, se a infracção não for provada em tribunal, a empresa arrisca-se a ter de pagar uma indemnização pesada à Sony.
A Sony e a LG estão envolvidas em várias disputas de patentes. Numa delas, a Sony alega que a LG está a infringir a lei com alguma da tecnologia que usa em telemóveis.
É frequente as grandes empresas tecnológicas terem este tipo de disputas. Quando confrontadas com uma queixa de uma concorrente, uma das estratégias típicas por parte das empresas visadas é responder apresentando um processo contra a primeira queixosa – por vezes, o objectivo é mesmo chegar a acordo para que as queixas de ambos os lados sejam retiradas.



Fonte: publico.pt

1 Terabit por segundo

O chip, desenvolvido pela companhia Infinera, é capaz de atingir a velocidade de 1 Terabit por segundo.



Segundo a PcPro, a companhia afirmou que, com o aumento de 50 por cento de tráfego por ano na Internet, os chips fotónicos podem representar uma alternativa para tornar a transferência de informação mais eficiente. A companhia acrescentou ainda que os chips fotónicos permitem a criação de uma rede mais flexível e estável através de equipamentos mais pequenos, menos caros e mais eficientes em termos energéticos.
A tecnologia vai ser mostrada num evento em Los Angeles no final do mês.

           pcpro