segunda-feira, novembro 23, 2009

COLÓQUIOS DO CENTRO DE FÍSICA 23/11/2009

Implantes Oculares Artificiais:

Podemos fazer melhor que a Natureza
: Doutor Robert Montés-Micó, Universidade de Valência (Espanha)

Data: 25 de Novembro de 2009
Hora: 14:00
Local: Anfiteatro da Escola de Ciências,
Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Braga


Resumo: As ciências da visão tem sido alvo de enormes avanços nos últimos anos. Uma das áreas mais dinâmicas tem sido a da correcção visual mediante lentes intraoculares. Apesar disso, a qualidade óptica dos primeiros implantes não permita conservar asa características inerentes ao olho. Actualmente diferentes linhas de investigação tentam dar resposta a esta problemática e mediante a aplicação da óptica geométrica, a óptica física e avançados sistemas de exploração ocular onde se juntam a optoelectrónica, luz laser e óptica adaptativa, é possível substituir partes do sistema óptico do olho humano conservando ou ainda melhorando a sua qualidade óptica.


Nesta palestra serão discutidos aspectos relacionados com as propriedades ópticas do olho, como se sentem as suas alterações com a idade ou diferentes anomalias da refracção ocular, quais as soluções presentes e como se poderão melhorar no futuro para ir de encontro ao objectivo final: melhorar os resultados da evolução natural.


Acerca do palestrante: O Doutor Robert Montés-Micó, é Professor Associado na Universidade de Valência. Após a conclusão do Curso de Óptica e Optometria na mesma universidade, realizou a sua Tese de Doutoramento sob orientação do Professor W. Neil Charman na University of Manchester (Reino Unido) no âmbito da importância da película lacrimal na qualidade óptica do olho e desde então tem sido muito prolífico na investigação no âmbito da cirurgia refractiva a laser e na cirurgia intraocular, trabalhando em equipas multidisciplinares médico-cirúrgicas. Até à actualidade publicou mais de 100 artigos em revistas científicas peer-review, é membro do comité editorial de 4 revistas científicas na área da Oftalmologia e Cirugía e é Editor-Chefe da revista Journal of Optometry. É ainda detentor de uma patente de uma lente intraocular que corrige a aberração cromática do olho.

Para saber mais: http://www.uv.es/gio

Sem comentários: